Quinoa
Ultimamente estamos ouvindo muito falar sobre o "grão" quinoa, principalmente como um super-alimento saboroso, mas também, cada vez mais, como um ativo em produtos capilares. Vamos conhecer melhor sobre este alimento rico em proteínas, que, embora comumente referido como um grão, tecnicamente não é um grão.
Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.), é também chamado de Quinua, que significa "grão de mãe", na língua Inca. Outros nomes para Quinoa incluem caviar de legumes e arroz Inca.
Embora possa parecer nova para muitos leitores, ele era um alimento presente na dieta Inca e ainda regularmente utiizada pelo povo quechua e aymara, descendentes dos Incas.
A Quinoa sempre foi consumida de forma consistente ao longo dos últimos 5000 anos pelos povos que habitam as regiões montanhosas e vales do Peru, Bolívia, Equador e Chile. Os povos indígenas apreciadores da Quinoa acreditam que ela enriquece e oxigena o sangue.
Crescimento e Hábito:
Quinoa é uma planta de crescimento anual. Apresentam variedade de altura e de cores que incluem o branco, rosa, roxo, vermelho escuro, amarelo e preto. Suas folhas se assemelham a uma pata de ganso . As sementes tem duas superfícies planas e uma face arredondada similar a uma aspirina. As sementes variam em cor do preto, ao vermelho e rosa, branco e amarelo. Quinoa é uma planta resistente à seca que cresce bem períodos de pouca chuva e em altitudes mais elevadas.
Na América do Sul em áreas que são propensas a secas, com quase nenhuma fertilidade elas crescem com maior facilidade. As plantas podem tolerar geadas leves, mas não devem ser expostas a temperaturas abaixo de 28 graus celsius.
Quinoa Nutrição:
Quinoa recentemente surgiu no cenário da saúde e é visto como um super-alimento. Embora tratada como um grão na culinária americana, a Quinoa é uma folha larga não-leguminosa e algumas vezes referem-se a ela como um pseudocereal. A proteína presente na Quinoa é de altíssima qualidade e muito mais densa em proteínas de cereais. Comparável ao trigo e amaranto, a quinoa apresenta maior teor em lisina (que promove o crescimento do cabelo) comparando-se ao trigo. Os amino ácidos sementes na quinoa são equilibrados de uma maneira complementar para a saúde e alimentação humana.
Podemos encontrar na Quinoa baixo teor de sódio e alto teor de cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês, fósforo, potássio e magnésio quando comparamos com o teor de minerais presente no que milho, cevada e no trigo.
A presença de minerais e aminoácidos conferem propriedades de condicionamento superior para o cabelo e para a pele.
Quinoa para seu cabelo:
Quinoa oferece proteína vegetal que pode ser incorporada aos shampoos promovendo uma limpeza mais suave e nutritiva para o seu cabelo.
Os aminoácidos ajudam a reparar danos causados na extrutura do cabelo, enquanto as proteínas fortalecem e protegem os fios de cabelo.
Encontramos também vitaminas e minerais, bem como aminoácidos essenciais. A Quinoa pode ajudar no crescimento do cabelo, evitando a quebra.
Muitos xampus e condicionadores estão utilizando esta erva benéfica. Olhe para a proteína hidrolisada quinoa. A utilização de Quinoa nas formulações promove efeito de filme nos cabelos impedindo a desidratação e confere brilho superior no quesito eficacia dos produtos que levam este ativo na composiçãao.
Sua capacidade umectantes(atrair a umidade do ar) geralmente confere superior condicionamento ao cabelo.
Podemos optar por produtos que contenham este ativo na formulação. A dica fica o shampoo de Quinoa da Annethum.
Optar por cosméticos mais naturais contribui para sua saúde e para melhora da saúde do planeta.
Postado por Noemi
Oi Noemi! Vi seu post e lembrei que a Natura está relançando a linha Hidratação Reparadora também com essa novidade, a Quinoa presente na fórmula! Já gostei! Bjo
ResponderExcluirestou usando o creme para pentaar da natura com quinoa é ótimo!!!
ResponderExcluirpassei a usar o shampoo e condicionador da natura tambem, meus cabelos sao cacheados e a linha tem me ajudado muuuuito ja que estava a tempo procurando um produto bom. Quinoa salvou meus cachos!!!
ResponderExcluir