Início

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Filtros Solares



Proteção contra a radiação solar

Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. 

O que é FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 60 (até agora, nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA. 

O que significa o valor do FPS
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. 

A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?
Não. Esta é uma idéia que foi divulgada de forma errada. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maior for o FPS, diminuindo a frequência da reaplicação. 

Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?
O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor.
O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, minha recomendação pessoal é dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 25. 



"Oil free"? Hipoalergênico? Entenda seu filtro solar.
A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:

  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
  • Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
  • Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

Lembre-se sempre...
Filtro solar que protege não deixa queimar. Filtro solar que deixa queimar não protege.

5 comentários:

  1. Muito boa sua explicação sobre protetor solar! É comum termos duvidas sobre esses termos e abreviações que vemos nas embalagens!!
    Ju

    www.semmodestia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Mateus e Noemi,

    Antes de tudo parabéns pelo blog, estou sempre lendo td q vcs postam, acho muito interessante o tipo de trabalho q vcs fazem aki, além de mto importante e informativo.

    Hj eu gostaria de perguntar pra vcs qual é a melhor opção de protetor solar para rosto pra quem tem a pele extremamente branca e sensível, bastante oleosa e com tendencia a acne. Seria mais indicado o Minesol Oil Control ou o Anthelios AC 40? Ou tem algum outro melhor? Sendo q quero usar base por cima do protetor... e queria q a pele ficasse o mais sequinha possivel e pelo máximo de tempo...

    Ah eu também li sobre a diferença entre os filtros físicos e químicos, no caso o minesol oil control tem 2 quimicos e 1 fisico certo? e o anthelios?

    Ah e os filtros físicos favorecem o aparecimento de acne, cravos e aumento da oleosidade? são comedogênicos? Estava querendo usar filtros fisicos como o minesol mineral na parte do colo, ombros e braços...

    E por fim, sem querer abusar da boa vontade de vcs, pelo q eu li em alguns posts sobre produtos capilares, pude perceber q os produtos responsáveis pela proteção térmica nos produtos capilares são os silicones certo? Então qualquer serum q contenha silicone (ciclomethicone, dimethicone, dimethiconol, amodimethicone, ciclopentasiloxane e outros) possui proteção térmica?

    Supondo q eu passe um protetor térmico no cabelo umido e o seque com secador, aih depois de secar eu vá passar chapinha, tenho q passar protetor termico de novo no cabelo seco antes da chapinha ou basta o q passei antes de secar com secador, o efeito continua?

    Desculpem tantas perguntas, agradeço se puderem me responder, me ajudariam mto =)

    Mto obrigada e sucesso p vcs.

    ResponderExcluir
  3. adorei o seu blog, pq vc analisa coisas baratinhas, caras, nacionais e internacionais. Mas vc podia polocar o preço das coisas, pois existem algumas coisas que agente n conhece, brigado.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da explicação! quando puder visite meu blog, bjs!
    www.queridoscosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee tudo bem! Amei o seu blog! Sou outra área, estilista mas maoo composições de produtos!
    Minha dermatologista recomendou o episol, mas vi que quase todos protetores foram reprovado no teste do imetro*(não lembro como escreve!)Mas já faz alguns anos, será que eles melhoraram a fórmula? Atualmente estou a procura de produtos com paraben free, gostaria que falasse mais sobre estes produtos, é bem difícil de encontrar. Obrigada! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails