Início

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Glossário - Ativos de Cosméticos


 Ácido Kójico: derivado de um cogumelo japonês chamado koji. Tem poder despigmentante à pele e auxilia combatendo radicais livres.

Hidroquinona: age nos melanócitos, evitando que a melanina seja formada e, portanto, que a produção excessiva provoque manchas na pele.

Ácido Retinóico: originado da vitamina A, há anos é um dos maiores aliados da dermatologia. Estimula a esfoliação, a renovação celular e a produção de colágeno, proporcionando uma pele mais saudável e mais firme.

Ácido Glicólico: da família dos alfa-hidroxiácidos, é muito útil para combater rugas e cicatrizes de acne, pois aumenta a produção de colágeno.

Ácido Salicílico: combate a produção de óleo na pele e é muito usada para casos de caspas e pele oleosa em excesso. Também possui propriedades anti-inflamatórias.


Postado por Noemi

Fonte: Revista Criativa ; Abril 2010

6 comentários:

  1. Muito legal você fazer um glossário de princípios ativos. Vai ajudar muita gente a entender melhor como funcionam alguns cosméticos. Beijos!!
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Que show hein? Tem tanta gente usando tanta coisa que nem sabe o que é. Bom saber que existe algum lugar que nos explica isso.

    O blog está ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nô, eu já inscrevi o meu blog no top blog, mas faz mais ou menos 1 semana e só fica "Aguardando validação"... bjos

    ResponderExcluir
  4. Noemi, queria fazer uma sugestão. Por que você não faz uma matéria de decifrando o rótulo sobre os tônicos faciais?
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Fui informada por um representante de produtos profissionais para cabelos, que ácido acético é um conservante como o formol, porém não causa dano à saúde da minha cliente, tampouco à minha. Se isso é verdade, como ele funciona?
    É possível que um produto tenha apenas o ácido acético como conservante, SUBSTITUINDO totalmente o formol e ainda assim apresente resultado de redução de volume realmente eficaz?

    ResponderExcluir
  6. Olá Noemi e Mateus

    Muito boa a proposta do site!

    Faço curso de cabeleireiros no Instituto L'Oréal, estou aprendendo um pouco sobre composição dos xampus, condicionadores, etc voltados para a cosmética capilar. Acontece q fico perdida no meio de tanta nomenclatura. Seria uma boa um glossário que indicasse alguns conservantes, estabilizantes, ativos etc tudo q ajudasse na melhor interpretação desses rótulos.É só uma sugestão.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails