Sabemos que a emissão de Co2 na atmosfera é um grande fator preocupante responsável pelo aquecimeto global e pelas mudanças climáticas no mundo.
Outro fator que gera muita preocupação atual é a questão da água potável disponível para consumo
das próximas gerações.
Algumas pequenas atitudes de cada um de nós pode modificar muito o prognóstico da saúde do meio ambiente e do planeta que vivemos.
Um dos potenciais poluentes das águas são os sulfatos. Os sulfatos (lauril sulfato por exemplo) são conhecidos pela capacidade de produzir espuma em produtos cosméticos e sanitizantes. São moléculas sintetizadas quimicamente que possuem uma parte apolar e uma parte polar. Organizam-se na forma de micelas e são responsáveis por remover as impurezas. Lembra do post sobre surfactantes rsr se voce não lembra clica aqui para ver como são formadas as micelas:Surfactantes as moléculas detergentes
Essas micelas se solubilizam facilmente nas águas e são desta forma os detergentes ou surfactante como você preferir chamar são carregadas na forma solúvel para os mananciais.
Podemos chamar esses detergentes sinéticos de não biodegradáveis uma vez que acumulam-se nos rios, formando uma camada de espuma. Este acúmulo impede a entrada de gás oxigênio na água e pode remover a camada oleosa que reveste as penas de algumas aves, impedindo que elas flutuem.
Na água existem microorganismos (bactérias) que produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares. Essas enzimas, porém, não reconhecem as moléculas de cadeias ramificadas, fazendo com que esses detergentes permaneçam na água sem sofrer degradação (não-biodegradável).
Diferente do detergente biodegradável que é facilmente eliminado pelas enzimas produzidas pelas bacterias sem ser prejudicial ao meio ambiente.
Quando nos atentamos ao produtos que utilizamos no dia a dia podemos fazer trocas eficientes para preservar a nossa água deste tipo de poluição. O uso de detergentes biodegradáveis, sabões com maior quantidade de ativos naturais podem ser melhores escolhas. Mas e o shampooo sem sulfato? Onde entra nesta história?
Os shampoos sem sulfatos são formulados com detergentes (surfactantes) alternativos.
Utilizam-se complexos de sulfatos que promovem a limpeza dos fios porém limpeza feitos de coco e óleos de girassol (chamado decil glucosídeo e lauril), que é ao mesmo tempo são mais suaves e tão eficazes quanto os surfatos tradicionais.
Outro surfactante utilizado pode ser o glicosídeo decyl lauril porque,ele naturalmente limpa a pele e os cabelos de fomra eficaz sem prejudicar a saúde dos fios de cabelo e do meio ambiente.
Ao contrário de produtos químicos e detergentes, e decil glucosídeo lauril não tira a pele de seus óleos naturais.
Fica a dica de hoje para ajudar a preservar a água do planeta e das futuras gerações
Fontes: http://global.burtsbees.com/
Postado por Noemi
Olá, Noemi
ResponderExcluirAdoro os shampoos sem sulfato.
Mas, aqui no Brasil a oferta ainda é precária.
Vc poderia nos brindar com um post sobre quais as marcas disponíveis e possíveis de serem encontradas?
A Surya, por exemplo, tem uma linha sem sulfato, que eu já tentei adquirir, mas parece que eles não querem atender ao consumidor final.
Além do Eh organico e do Florestas, quais marcas vc indicaria?
Bjks
http://gaspinha.blogspot.com
Olá Noemi
ResponderExcluirCaso não queira publicar meu post por qualquer motivo, por gentileza, poderia enviar as respostas para o meu email? É krysbordallo@yahoo.com.br
Bjus
Adorei seu blog!! Tô seguindo dá uma passadinha no meu: http://trocandofigurinhas22.blogspot.com/
ResponderExcluirbjos