Início

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Beleza por um fio - Perigos do Formol


Não restam dúvidas de quanto o formol é prejudicial à saúde do profissional e da cliente. Mas o que dizer da aparência do cabelo submetido a essa química? O engenheiro químico Adriano Pinheiro, do laboratório Kosmoscience Ciência & Tecnologia responde à questão
por Annamaria Aglio

Os estragos provocados pela substância no organismo são muitos, mas não os únicos. Há também os danos ao cabelo. Sim, no lugar da tão sonhada cabeleira lisa e linda, o formol resulta em fios partidos e opacos. “Além dos aspectos toxicológicos, o formaldeído atua como agente plastificante da fibra capilar. Isso ocorre por meio de uma reação química que gera a estrutura característica de um plástico”, explica Adriano Pinheiro.

O que isto significa para a cliente? “Perda de elasticidade e flexibilidade do fio. Assim, com o enrijecimento, qualquer esforço brusco ao manusear o cabelo pode causar a quebra prematura da fibra”, detalha o especialista, que emenda: “Até atos simples como pentear e escovar quebra os fios com formaldeído. Durante o sono, o peso da cabeça sobre as fibras acelera os processos de fratura”. Os danos não param aí. “Acontece ainda desidratação, pois o filme criado pelo formaldeído é hidrofóbico, ou seja, repele a água. Dessa forma, o equilíbrio hídrico da fibra em função da umidade relativa do ar é prejudicado, levando ao ressecamento ao longo do tempo”, completa.

Segundo o químico, nos primeiros momentos a cliente pode até adorar o resultado, mas após alguns dias perceberá o cabelo seco, quebradiço e sem movimento.

Solução radical
Com tantos estragos, como tratar os fios? “Não existem processos
para hidratar um cabelo com formaldeído. Como a superfície se torna hidrofóbica, ocorre um processo de deformação das cutículas que lacram a entrada das substâncias presentes nos cosméticos no córtex capilar”, completa o cientista.

Para piorar, não se consegue
remover o formol. “Ocorrem ligações covalentes, irreversíveis. Só existem três soluções pós-formaldeído: aguardar o crescimento do cabelo e cortá-lo, esperar a quebra da haste ou, caso o fio seja mais grosso, remover camadas cuticulares superficiais para amenizar o efeito, melhorando a elasticidade e flexibilidade da fibra ao longo do tempo”, esclarece


Junho 2010

Postado por Noemi

10 comentários:

  1. Ah, eu não aliso com formol. huahuahuahhau.
    Mas e o alisamento com tioglicolato de amônia? Agride tanto assim o cabelo também?
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fiz alisamento com formol apenas uma vez pra melhorar os frizz,ficou lindo no 2 primeiros dias.Agora meus cabelos estão secos e quebradiços.Nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz progressiva uma vez apenas pra melhorar os frizz. Ficou lindo durante uns dias.Agora meu cabelo está seco e quebradiço.Hidrato sempre mas a impressao que dá é que realmente não está adiantando nada.Amei seu Blog vou colocar um link no meu ,Tá?

    ResponderExcluir
  4. Olá ,bom dia gostaria de opinião profissional sobre o uso do ácido glioxilico nos cabelos, é um produto novo, e queria saber de quem entende afundo como você. Se puder me ajudar agradeço pois sou profissional cabeleireira mas atuo no interior do Rio de Janeiro.obrigada Noemi!!!

    ResponderExcluir
  5. ola boa noite!!eu trabalho com produto da coiffer nao sei se conhece,mais ele tem 0,02porcento de formol gostaria de saber se é prejudissial a saude e qual produto devo usar sem cheiro forte??grata

    ResponderExcluir
  6. Olá, usei no meu cabelo progressivas com formol, e tioglicolato de amonia, e o meu cabelo caiu e ficou todo quebradiço e nao para mais de quebar.Será se posso usar e esse acido gliocilico em meu cabelo.Responda-me por favor, pois meu cabelo já esta com a raiz grande estou desesperada.

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de saber qual a diferença entre o formol e o ácido glioxilico? O ácido glioxilico é prejudicial tb?

    Thankss.

    ResponderExcluir
  8. OLHA!!!!!!!!! SEI QUE É TUDO VERDADE ISSO AI, CHEGUEI FAZER ACHO QUE 5 VESES A ULTIMA VEZ FOI EMF EVEREIRO DESSE ANO ENTAO JÁ TO QSE 10 MESES CERTO, MAS TO QSE INDO FAZER D ENOVO PORQUE FICA LISERRIMO..VOU PENSAR BEM PORQUE MEUC ABELO JA TA AMETADE RECUPERADO, TO CORTANDO QLQUER CREME QUE EU PASSO VEJOA DIFERENÇA COM FORMOL NAO ELE SE QUEBRA MUITOA COR DOC ABELO FICA ESQUITA TIPO OPACO SEM VIDA... VOU OU NAO VOU O VIDA CRUELLLLLLLL RSRS

    ResponderExcluir
  9. como saber se uma progressiva realmente tem formol? lei o rotulo mas não sei identificar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solicite o certificado de qualidade emitido pela ANVISA , que até onde sei apenas a MUTARI tem esse certificado ! ASS. Roney

      Excluir

Related Posts with Thumbnails