Início

domingo, 25 de abril de 2010

DESVENDANDO A RECONSTRUÇÃO CAPILAR






Bom,algumas pessoas pediram para que eu ou a Noemi fizéssemos um post explicando como funciona a reconstrução capilar.Vou tentar fazer o texto de maneira clara e simples.

ENTENDENDO A ESTRUTURA DO CABELO:

-O cabelo é quase todo formado por proteínas mortas,a maior parte dessas proteínas é a queratina.

Mas, o que são proteínas?

Proteínas são moléculas que possuem função estrutural,ou seja, elas são responsáveis pela estrutura dos fios. As proteínas são formadas pela união de aminoácidos e estes unem-se em sequência como os elos de uma corrente.

Os aminoácidos são moléculas orgânicas constituídas por um carbono-alfa (o carbono é um átomo que tem a capacidade de realizar quatro ligações) e a este carbono se ligam um grupo Amina (-NH2), um átomo de hidrogênio(-H), um grupo carboxila(-COOH) e um radical (-R), o grupo radical varia de aminoácido para aminoácido (ao todo existem 20 tipos de aminoácidos).

As ligações entre os aminoácidos(os "elos" das correntes) são chamadas de ligações peptídicas,a ligação peptidíca ocorre quando a carboxila(-COOH) perde uma hidroxila(-OH) e o outro aminoácido perde o hidrogênio(-H) do grupo amida, ficando espaços livres para novas ligações e fazendo com que os aminoácidos "se juntem". A hidroxila(-OH) e o hidrogênio(-H) liberados na formação da ligação formam uma molécula de água (OH + H = H2O).

A união de moléculas de aminoácidos formam os peptídios, como as proteínas são cadeias longas de aminoácidos, estas podem ser chamadas de polipeptídios. Além da queratina,existem milhares de proteínas, em cosméticos encontramos o colágeno, por exemplo. Proteínas vegetais também estão presentes em cosméticos (ex: proteína de trigo, de soja,a veia, etc). Além das proteínas,outras moléculas também possuem função estrutural, como os lipídios e carboidratos, que também possuem função energética.





COMO OS RECONSTRUTORES AGEM:




-As moléculas que possuem função estrutural (ex: proteínas,alguns lipídios e alguns carboidratos) agem "refazendo" a estrutura, tentam trazê-lo ao seu estado inicial. Quando utilizamos proteínas, estamos repondo o que foi perdido por meio de processos químicos e físicos, tentamos devolver a forma do cabelo. Porém, o cabelo é proteína morta e não tem capacidade de se renovar, se isso acontecesse, precisaríamos colocar proteínas apenas uma vez e este se encarregaria de restaurar-se sozinho. Por isso, quando utilizamos proteínas ou moléculas de função estrutural, estamos "depositando" os "ingredientes constituintes" dos fios,com as lavagens,o passar do tempo,os danos,os fios vão perdendo o "depósito" de substâncias, por isso,precisamos sempre estar utilizando produtos. As proteínas também agem formando um filme nos fios que evita a perda de água.

Exemplos de ingredientes com função estrutural: Queratina, proteína de trigo, de soja, de aveia, colágeno, creatina, entre outros.

Além de moléculas com função estrutural, também são utilizadas moléculas com função energética. Lipídios e carboidratos são as principais fontes de energia.Porém,as moléculas de função energética agem preenchendo as micro-fissuras existentes nos fios. Cabelos danificados possuem a estrutura com mais "buracos" do que cabelos virgens. Exemplos de ingredientes com função energética:Ceramidas(são lipídios),amido,etc.

Cada proteína possui uma cadeia única de aminoácidos. Portanto,a reconstrução que seria mais "completa" é aquela onde usaríamos a queratina,pois estaríamos repondo todos os aminoácidos naturais presentes no cabelo. Proteína de trigo, soja, aveia e colágeno agem reconstruindo os fios também,porém sua cadeia de aminoácidos é diferente da cadeia da queratina,por isso a queratina oferece uma reconstrução completa.




EXCESSO DE QUERATINA:

-Quando aplicamos muita queratina nos fios,o cabelo não suporta a sobrecarga e a queratina vai se depositando na superfície mais externa do cabelo,formando um filme,dando um aspecto rígido e áspero ao cabelo. Quanto mais semelhante a proteína for da queratina, mais facilidade ela terá de endurecer o cabelo com o uso prolongado.


EXEMPLO DE RECONSTRUÇÕES POR INGREDIENTE:

*Queratina:
-K-PAK Joico(o deep reconstructor possui 3% de queratina humana)
-Linha Keratina Vizcaya(queratina + ceramidas)
-Linha Queravit BioExtratus
-Repositor de massa capilar Gold Black Amend
-5 Steps L'anza
-Extrem-up Itallian Hair Tech
-Super Reconstrutor Avlon

*Colágeno:
-Personal Hair Tanagra
-Affirm 5 in 1 + Positive Link Avlon
-Collagen Hair Treatment NPPE
-Tratamento de Enzimas + Terapia de Colégeno Bonacure
-Linha Colageno e Elastina Phytoervas


*Proteína de Trigo,soja,aveia:
-Midollo Alfaparf
-Dumb Blonde Tigi
-Máscara Age Recharge Kérastase(proteína de trigo + ceramidas)
-Máscara Anti Age Amend
-Deep Fuel Redken(proteína do trigo+lípidios+ceramidas)


*Ceramidas:
-Absolut Repair L'oreal
-Linha Resistence Kerastase (a ampola vita-ciment possui 30.000 de ceramidas)
-Biolage Forthetherapie
-Linha Extreme Redken
-Force Vector Loreal
-Elseve Reparação Total 5


*Amido:
-Shampoo e Condicionador Elseve Regenium(amigo de batata modificado+ ceramidas + lanolina)

*Peptídios e Aminoácidos:
-Éh! Reconstrutora Antiidade(peptídios de arroz)
-CAA Hair Shining NPPE(aminoácidos do colageno)
-Repositor de Massa Capilar Tradicional Amend.


Então,é isso.Qualquer dúvida, vocês podem perguntar nos comentários.

Nosso Twitter:



Postado por MATEUS VIEIRA.

Referências primeira parte do post:
Molecular Cell Biology - Harvey F. Lodish, Arnold Berk - 2008.
Leningher - Os Princípios da Bioquímica.4ed. (2004).

9 comentários:

  1. Mateus!!! Que maravilha, vc tem blog! adorei! Respondi sua pergunta pelo orkut, não tinha certeza se você tinha blog, agora conferi e qualquer coisa eu respondo por aqui!=********
    já vou seguir!

    beijooo

    ResponderExcluir
  2. Mateus,
    Muito esclarecedor o post.
    Vou providenciar a compra de alguns produtos...

    Muito bom!!!!
    bjosssssss!!!!!!!

    Carolina.

    ResponderExcluir
  3. Obg Paula e Carolina.Sempre tentamos melhorar!

    ResponderExcluir
  4. uso salon line, dou banho de creme toda semana, mas não tenho o resultado que desejo, será que estou fazendo errado. joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer um diagnostico preciso, o profissional tem que fazer a analise do cabelo, podendo identificar que tipos de quimicas o cabelo foi submetido e como se encontra a estrutura atualmente. Que tipos de produtos são utilizados para a manutenção de cabelo. Se utiliza secador, chapinha e com que frequência. Depois de analisar tudo isso, aí sim é indicado um tratamento e um produto de manutenção com precisão.

      Excluir
  5. oi aí voce diz que o deep reconstrutor tem 3% de queratina humana isso seria muito ou pouco se for pouco , nao seia melhor usar o concentrado de queratina da mesma marca no lugar, grata aguardando resposta

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog, explica muitas coisas numa linguagem simples!

    Gostaria de saber o que deve ter na composição de um produto para tratar um cabelo que está com excesso de queratina (rígido)?

    Gel puro de aloe vera resolveria?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O excesso de keratina se dá através de escova progressiva? O gel de aloe vera é adstringente e vai atuar apenas como se fosse um shampoo anti resíduo.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails