Início

quarta-feira, 10 de março de 2010

Clareamento da pele - Segredo das Gueixas



Hoje o post é para quem gosta de cuidar da pele em especial luta contra as manchas provocadas pela exposição solar, gravidez ou manchas senis.

Devido as alterações hormanais (uso de anticoncepcionais ou gravidez) as mulheres estão mais sujeitas a apresentar problemas de manchas na pele. Em grande parte  das gestantes é comum surgirem manchas pelo corpo. Existe um hormônio , o melanotrófico que age nas células da pigmentação e acelera a síntese de melanina



Os cremes despigmentates possuem substâncias clareadoras que utilizadas de forma isolada ou combinada, agem de forma progressiva atenuando as manchas.

Do arroz também vem a principal receita para o clareamento da pele utilizada pelas gueixas japonesas na antiguidade.

Os principais ativos encontrados para tratamento de manchas na pele:

HIDROQUINONA


A hidroquinona é o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele. Quimicamente é um composto orgânico aromático, semelhante ao benzeno e que fora da medicina tem como maior uso a revelação de filmes fotográficos.

Existe um problema em utilizar este ativo e se expor ao sol, desta forma pode causar irritações e manchas na pele. Portanto este ativo deve ser utilizado em cremes noturnos e removido com eficácia pela manha antes da exposição ao sol. A hidroquinona é fotosensível por isso NÃO é recomendado sair ao sol sem removê-la por completo da pele.

A hidroquinona age diretamente nos melanócitos (células responsáveis por produzir a melanina) impedindo a síntese de melanina (bloqueia a ação da enzima tirosinase , que tem participação na formação da melanina) que promove a coloração das áreas da pele. Atua aumentando a degradação dos malanossomas, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a Melanina.

O tratamento com hidroquinona apenas demora um certo tempo para ter efeito e deve ser associados a outros ativos ou outras tecnicas de clareamento. Lembrando sempre que a exposição solar sem proteção nunca é recomendada para quem realiza tratamento de pele com hidroquinona.

ARBUTIN

Extraída da bearberry é um despigmentante que não precisa se transformar em hidroquinona para agir. Tem além da ação despigmentante, uma ação antimicrobiana e são coadjuvantes nos tratamentos de acne.O arbutin é considerado um despigmentante cosmético muito eficiente . Ele é muito usado no Japão em concentração a 3%. As pesquisas indicam que o Arbutin não danifica os melanócitos, sendo seu uso considerado mais seguro.

Este derivado estável da Hidroquinona age bloqueando a ação da tirosinase, sem causar irritação. Ele impede a produção de melanina no ponto da aplicação. O resultado é o desaparecimento visível das manchas sem provocar efeitos tóxicos no usuário.

ÁCIDO KOJICO

O Ácido Kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saque.É um excelente despigmentante e pode ser utilizado em loções e cremes clareadores para uso diurno pois não provoca irritações ou manchas quando utilizado mesmo ocorrendo a exposição solar.Também atua como antiséptico (impede a proliferação de fungos e bactérias na pele). Apresenta atividadeanti-oxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos.

A vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele. O Ácido Kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico.Ácido Kójico age inibindo a formação da melanina. Ele quela os íons cobre e bloqueia a ação da tirosinase, acabando com as manchas.A principal desvantagens é que ele é considerado menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer.

ÁCIDO RETINÒICO - Vitamina A

A vitamina A não é propriamente um clareador ou despigmentante mas atua potencializando o efeito de outros agentes clareadores. Deve ser utilizada em associação ao ácido kojico, e a hidroquinona.A ingestão regular de vitamina A auxilia muito na saúde dos tecidos e da pele.

7 comentários:

  1. Acabei de conhecer o blog e me apaixonei! Parabéns pelos posts, são ótimos!
    Volto sempre!
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna, muito obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. Minha dermatologia me passou hidroquinona 5% pr uso diurno seguido d protetor solar,estou um pouco insegura, pois a substancia tem varias contra indicações.
    Gotaria q alguem pudesse me orientar.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se tais despigmentantes podem clarear o meu tom da pele por commpleto(tenho a pele amarela )quero ficar branco

    ResponderExcluir
  5. Post ótimo,realmente hidroquinona é a melhor opção!
    Um amigo,cirurgião plástico,também indicou como a melhor opção para tratamento cosmético.

    ResponderExcluir
  6. Sou fisioterapeuta e estou iniciando na área de dermato funcional. A hidroquinona é um excelente clareador muito utilizado pelos dermatologistas pelo resultado rápido que apresenta. Infelizmente é fotossensível e produz efeito rebote, ou seja, a exposição ao sol leva ao reaparecimento rápido das hipercromias (manchas) e o seu uso contínuo leva ao reaparecimento das manchas que poderão até se agravar. A hidroquinona tem ainda o poder de o matar o melanócito e aí causar manchas brancas, hipocrômicas. Nonossso meio há consenso de que nâo vale a pena usá-la. Há opções melhores.
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Hidroquinona está relacionada a câncer de pele, por isso nos EUA foi proibida. Uma boa solução alternativa é o Ácido Azelaico, que oferece bons resultados e não agride a pele.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails