Início

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cosmética Infantil


Pele :

A pele infantil caracteriza-se por ser sensível e frágil, o que é devido a diferentes fatores. A sua superfície possui pH neutro.O seu conteúdo lipídico é menor devido à baixa atividade das glândulas sebáceas, mas apresenta um elevado teor em água. É uma pele macia, uma vez que a camada córnea tem uma menor espessura, e a epiderme e derme são mais finas do que a dos adultos

A pele da criança, especialmente dos lactentes, é bastante delicada devido à grande imaturidade das estruturas que a constituem, que fazem com que seja mais facilmente permeável aos agentes externos que podem vir a ser prejudiciais ao equilíbrio e saúde da pele.

Assim, é particularmente sensível ao excesso de secreções glandulares (suor e sebo), aos ácaros do pó da casa, às bactérias presentes no ambiente exterior, às impurezas.

A permeabilidade cutânea é muito elevada sobre tudo durante a primeira quinzena de vida. À medida que o tempo vai passando, a pele da criança vai adquirindo cada vez mais impermeabilidade, mas esta se mantém sempre inferior à pele do adulto.

A pele infantil apresenta uma área de superfície corporal três vezes mais baixa no recém-nascido que no adulto. Deste modo, a concentração tecidual de uma dada substância é mais elevada para a mesma superfície de aplicação.

Escolha dos cosméticos:

A partir do conhecimento das estruturas e da permeabilidade da pele infantil, devemos levam em consideração alguns fatores na escolha de produtos para como sabonetes, shampoos e condicionadores infantis.

Devido às características próprias da pele infantil, os produtos cosméticos destinados à sua higiene e proteção requerem um cuidado especial na sua formulação. Uma das condições essenciais é que sejam excluídos todos os igredientes que possam constituir uma potencial agressão cutânea.


1) Evite produtos com essências muito fortes. As essências são as grandes responsáveis por provocar reações alérgicas nas crianças e nos adultos. Procure essências como a de Calêndula e Camomila que auxiliam equilibrando a adstringência dos produtos suavizando as fórmulas. Além disso, essências naturais de camomila e erva-doce apresentam benefícios calmantes.

2) Utilize produtos que sejam dermatologicamente testados e que apresentem pH neutro, ou seja, pH compatível com a pele dos bebês.

3) Conservantes também são potenciais agentes irritantes e alergenos, caso ocorra alguma reação adversa comunique a empresa fabricante ou procure denunciar o problema a ANVISA, órgão responsável pela liberação de produtos cosméticos para comercialização.

4) A comedogênese (obstrução dos poros da pele) também é um problema recorrente. Evite o uso de produtos que contenham na fórmula: Lanolina, ésteres do álcool isopropílico, e derivados petroquímicos (Petrolatum, mineral oil, parafina líquida).

5) Os tensoativos (lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio) devem ser evitados em grandes quantidades. Os tensoativos anfóteros e não iônicos são os mais indicados em especial os derivados do côco como: Coco betaína e cocoamidopropilbetaina.(anfóteros) e Monoetanolamida e dietanolamida de ácido graxo de coco (não iônicos).

6) Evite utilizar produtos que apresentem aditivos que simulam cores e aromas apetitosos de fruta e doces, uma vez que estimulam a ingestão dos cosméticos.

7) Por último, é também conveniente que os produtos utilizados devem ser facilmente removíveis por lavagem.
Referência:
Caracterização da Pele Infantil e dos Produtos Cosméticos destinados a esta Faixa Etária.

Carlos Meireles , Fátima Hergy , Mª Cristina Mousinho , Sofia Afonso, Catarina Rosado.
Unidade de Dermatologia Experimental Departamento de Ciências da Saúde,
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Campo Grande 376 1700 Lisboa, Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails