Início

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Filtros Solares



Proteção contra a radiação solar

Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. 

O que é FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 60 (até agora, nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA. 

O que significa o valor do FPS
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. 

A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?
Não. Esta é uma idéia que foi divulgada de forma errada. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maior for o FPS, diminuindo a frequência da reaplicação. 

Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?
O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor.
O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, minha recomendação pessoal é dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 25. 



"Oil free"? Hipoalergênico? Entenda seu filtro solar.
A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:

  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
  • Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
  • Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

Lembre-se sempre...
Filtro solar que protege não deixa queimar. Filtro solar que deixa queimar não protege.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Testei Sérum Color Protection Crystals Alfaparf Semi di Lino


Hoje venho contar de um sérum maravilhoso que testei. A fragrância e excelente, deixa os fios muito brilhosos, macios e sem deixar o cabelo pesado.

Faz parte da nova coleção da Alfaparf - Linha Color Protection. O produto é indicado para proteger os fios de agentes oxidantes que promovem a despigmentação das tintas e tonalizantes. Além disso existe no produto fitros-solares que impedme que a radiação UV promova efeitos de desbotamento nos cabelos. Além de tudo na fórmula podemos encontrar silicones voláteis que impedem os danos térmicos aos fios.

Vamos conhecer melhor o produto....

Fórmula;

Ciclopentasiloxane, cyclomethicone,disiloxane, dimethiconol,alcohol denat, ethylhexyl dimethyl paba,pafrum/fragrance, ethylhexyl stearate, benzofenona-3, amodimethicone, helianthus annuus (sunflower) seed oil, caprylic/capric triglyceride, tocopherol, citronellol, linallol, limonene,buthylphenyl methylpropional, geraniol, coumarin Cl 60725/violet 2, linum usitatissimum flower extract .

Decifrando o Rótulo:

Ciclopentasiloxane, cyclomethicone,diloxane, dimethiconol ,amodimethicone,: silicones protetores que formam filme nos fios impedindo a desidratação e protegem os fios dos danos térmicos.

ethylhexyl dimethyl paba: filtro solar químico derivado do ácido para-aminobenzóico, Absorve a radiação UV impedindo danos aos fios.

benzofenona-3: filtro solar químico que absorve radiação UV e impede danos aos fios pela exposição solar

helianthus annuus (sunflower) seed oil: óleo de semente de girassol, apresenta ácidos graxos na composição que auxiliam na reposição da camada lipidica dos fios.É um óleo vegetal muito utilizado nos cosméticos em especial para cabelos coloridos uma vez que apresenta tocoferóis (vitamina E) na composição.

caprylic/capric triglyceride: óleo líquido proveninete do coco. Auxilia na retenção da hidratação pois impede a perda de água dos fios.

tocopherol: vitamina E. Vitamina lipossolúvel. Apresenta propriedades antioxidantes que impedem os danos provocados por radicais livres (reponsáveis por promover a oxidação dos pigmentos das tintas)..

coumarin: cumarina , ativo de fragrância muito comum em algumas plantas.

linum usitatissimum flower extract: extrato de flors de lino. auxilia na recuperação da sedosidade e brilho dos fios.

Fica a dica de um produto excelente para cuidados de fios coloridos que podemos encontrar na loja amiga do blog. a CHIC MIX

bjs e ótimo fim de semana

Noemi

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Shampoo K.Pró Caviar Color Shampoo


Cabelos coloridos precisam de cuidados especiais uma vez que o passaram por processos de coloração e descoloração.

Investir em um bom shampoo ja é um primeiro passo para o cuidado dos cabelos coloridos. Vamos comentar um pouco sobre os principais ativos que precisamos procurar nos produtos que vamos escolher para cuidar dos fios

E essencial procurar produtos que tenham fontes de aminoácidos que são os blocos construtores das proteínas que compõe os fios, portanto devemos procurar produtos que apresentem queratina e proteína de trigo ambos na forma hidrolisada onde a absorção pelos fios é facilitada.

Produtos que apresentem filtros solares, no caso mais indicado para finalizadores e condicionadores.

Procurar na composição vitaminas e fontes de ácidos graxos como os óleos vegetais que são responsáveis por repor sedosidade aos fios.

O mais importante e que vem sendo muito utilizado nos produtos cosméticos voltados para cabelos coloridos é a substituição do Lauril Sulafato de sódio um surfactante (agente que promove limpeza e espuma) por surfactantes mais suaves e esses são chamados SHAMPOOS SEM SULFATO.


Eu testei o produto e adorei. Faz uma espuma bem macia, nao embaraça os fios. O cheirinho e suave um pouco frutal e deixa os fios bem sedosos e brilhantes.


A indicação de hoje é o Shampoo Sem Sulfato da K Pro de Caviar... A loja amiga do Blog, a  Chic Mix disponibilizou o produto para que eu pudesse comentar e testar para contar para os leitores....

Vamos entender melhor sobre o principal ativo: O Caviar



O caviar é obtido das ovas do esturjão. Os peixes são pescados antes da desova e suas as ovas são cuidadosamente coletadas, embaladas em seguida e preservadas, a fim de conservar o máximo seus princípios ativos, que são:


De 23 a 26% de sua composição são aminoácidos e proteínas solúveis, considerados blocos reconstrutores da estrutura dos cabelos danificados. Possui de 16 a 18% de lipídios, essenciais para a reposição do manto ácido dos cabelos e pele, responsáveis pela hidratação e sedosidade externa dos fios;Rico em vitaminas A,D,E,B1,B2 e B6.


Caviar Color Shampoo desenvolvido com as mais inovadoras tecnologias para proteção intensa da coloração, reconstrução (queratina hidrolisada) e brilho intenso. Formulado com Extrato de Caviar rico em vitaminas, aminoácidos e lipídios essenciais a hidratação e sedosidade dos fios. A união de semente de girassol um poderoso antioxidante com organosilicones para potencializar a adesão dos pigmentos, tornam o shampoo Caviar o mais avançado para durabilidade brilho e intensidade da cor.

Modo de usar: Aplique Caviar Color Shampoo nos cabelos úmidos massageie fazendo espuma e enxágüe. Repita se necessário. Condicione com Caviar Color Condicionador.

Vamos conhecer a fórmula do produto:

Composição: Água, Caviar Extract, Cocodimonium Hydroxypropil Hydrolyzed Keratin, Hydrolyzed Keratin (MW 1000-20000), Dissodium Laureth Sulfosuccinate, Cocamidopropyl Betaine, Glycol Distearate, Cocamide DEA, PG-dimonium, Chloride Phosphate Dimethicone, Polyquaternium-10, Quilaia Saponaria Extract, Polyaminopropyl Biguaride, Disodium EDTA, Parfum (Fragrance), Laureth-2, Hydroxypropyl Guar Hydroxypropyltrimonium Methyl Glucose Dideate, PEG-14M, Methylisothiazolinone, Methylchloroisothiazolinone, Phenoxyethanol, Methykdibromo, Glutaronitrille.

Decifrando o Rótulo:

Caviar Extract: extrato de caviar, apresenta aminoácidos, vitaminas e lipídeos

Cocodimonium Hydroxypropil Hydrolyzed Keratin, Hydrolyzed Keratin (MW 1000-20000): Queratina hidrolizada, repõe aminoácidos perdidos da estrutura dos fios devido ao processo de coloração

Dissodium Laureth Sulfosuccinate, Cocamidopropyl Betaine, Glycol Distearate, Cocamide DEA: tensoativos e co-tensoativos que promovem a limpeza dos fios e a espuma. OBS pela ausência de sulfatos.

Quilaia Saponaria Extract: extrato de quilaia, apresenta propriedades adstringentes, anti-caspa, anti-inflamatório e por conter saponinas na composição apresenta propriedades espumógenas.




Lembrando que na Loja amiga do Blog , a CHIC MIX, podemos encontrar a linha toda de Caviar da K Pro com precinho especial

Gostaria de agradecer ao Mário da Chic Mix o apoio ao blog

Um grande abraço a todos os leitores e amigos

Noemi

Fonte:


Related Posts with Thumbnails